terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Reivindicações e protestos marcam Dia do Aposentado em Belo Horizonte

O Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Minas Gerais (SINAP-MG) comemorou na última quinta-feira (22/01), o Dia Nacional do Aposentado. O evento foi realizado na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte com o apoio de Centrais Sindicais, Nova Central e de sindicatos trabalhistas. 

            Idosos, aposentados e pensionistas puderam aferir a pressão arterial nos stands montados com profissionais da saúde. Eles tiveram a oportunidade de consultoria gratuita com advogados Civis e Previdenciários para tirarem dúvidas sobre questões ligadas a pensões e aposentadorias. Também foi oferecido ao público palestras, shows e apresentações de música e dança.

            O presidente da SINAP-MG, Adílson Rodrigues destacou o objetivo do evento. “Além de comemorarmos o Dia Nacional do Aposentado, é um protesto contra o arrocho que está sendo feito com os aposentados e pensionistas não só de Minas, mas de todo Brasil”, afirmou.



 O aposentado, José Antônio Hermes, 74 anos, morador do bairro Jardim Vera Cruz, em Sarzedo, destacou a importância do evento. “É a coisa melhor que estou achando, é muito bom. É uma vergonha esse nosso país. A situação dos aposentados está tão terrível que não tem nem como explicar”, disse.

                       
            “Pena que a maioria dos aposentados, ficam acomodados, mas ele tinham que vim pra rua,  porque o aposentado unido, tem força. Só que ele não acredita na força que tem.  Eu sou aposentada do Estado e deve ter uns 3 anos que eu não tenho 1 real de aumento” afirmou a aposentada  Solange Carvalho dos Santos, 66 anos,       moradora do Bairro das indústrias.

            Durante a comemoração, o SINAP-MG apoiou e incentivou a coleta de assinaturas para a criação do Pai-Do-Brasil (Partido dos Pensionistas, Aposentados e Idosos do Brasil). O presidente do SINAP-MG, Adílson Rodrigues, enfatizou sua importância e Valtencir Teófilo, coordenador do partido, fez um discurso pedindo apoio para as assinaturas. Participaram da coleta, a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Cemig, (AEA-MG), e Maria Letícia da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Setor do Vestuário de Belo Horizonte e Região Metropolitana. (ASAPVESTE).

            “Nós aposentados e pensionistas estamos lembrando nosso dia e fazendo esse grande evento na Praça 7, esse grande protesto. Ninguém hoje está aceitando bem as medidas que esse governo está tomando principalmente contra os aposentados e trabalhadores. Mais uma vez, pagamos a conta”, afirmou Adílson Rodrigues.

             O ato em praça pública, comemorativo do Dia Nacional do Aposentado foi o primeiro grito de insatisfação dos aposentados e trabalhadores contra as novas medidas do governo.


           
História
Em 24 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Aposentado – a data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro. Este é o marco histórico de fundação da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal. Por isso, no Dia do Aposentado também é comemorado o Dia da Previdência Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário